domingo, 3 de outubro de 2010

Televisão 3D

Uma televisão 3D é um equipamento de televisão que permite a visualização de imagens a três dimensões, com ou sem o auxílio de óculos 3D aplicando técnicas especificas.
Também se refere à programação (filmes, series, etc...) que são produzidos de acordo com determinadas especificações e assim poderem ser visualizadas em 3D com o equipamento necessário.
A primeira transmissão 3D no Brasil foi feita pela operadora NET, em parceria com a rede Globo, ocorreu no dia 15 de fevereiro de 2010, emtindo o desfiles das escolas 2010. Em transmissão aberta  a REDETV foi a primeira a transmitir em 3D, na hora foi transmitido o programa Pânico Na TV.

De acordo com o site Wikipedia, existem 4 tipos de tecnicas de composição 3D, que São:
  • Anaglífico (tradicional) - as imagens são trabalhadas em camadas e com cores cromaticamente opostas, simulando o efeito de estereoscopia através da utilização dos óculos com lentes verde / vermelha. Esta tecnologia existe desde os anos 50, e é considerada obsoleta (neste tipo o equipamento de TV é o normal).
  • True 3D – idêntico ao que é utilizado actualmente no cinema (ex: Avatar) com óculos polarizados. Trata-se da emissão de duas imagens em simultâneo que os óculos filtram de forma a criar a ilusão de três dimensões.
  • Alternate-frame sequencing – emissão de imagens alternadas em conjunto com a utilização de óculos especiais (com lentes que abrem e fecham em rápida sucessão), normalmente utilizada em jogos de computador.
  • Autostereoscopia - visualização de imagens de três dimensões em ecrã plano (cristal líquido combinado com lentes especiais) sem utilização de óculos. Esta tecnologia ainda está em fase de desenvolvimento e será aplicada fundamentalmente para fins publicitários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário